A esperada Beira-Mar de Barreiros terá uma passo importante nesta terça-feira (17). A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) votará o aval para o financiamento internacional junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), tendo a União como garantidora. O catarinense Esperidião Amin é o relator.
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A operação de crédito internacional, no valor de US$ 43,2 milhões, tem uma contrapartida de US$ 10,8 milhões da prefeitura de São José. Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros também abrange intervenções na drenagem e a construção de um complexo de lazer, esporte e cultura. O projeto prevê ainda a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via. A futura avenida vai iniciar no limite com Florianópolis (Beira-Mar Continental), no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em São José.
Veja fotos do projeto da Beira-Mar de São José
O projeto prevê a construção de áreas de lazer, ciclovias, passeios e melhorias na infraestrutura viária, iluminação inteligente e paisagismo, respeitando os estudos de impacto ambiental e as normas de engenharia costeira.
Após a assinatura do financiamento, o município de São José irá lançar os editais de assessoria contábil-financeira, fiscalização e execução das obras. Pela modalidade de Licitação Pública Internacional (LPI), empresas nacionais e estrangeiras poderão manifestar interesse no empreendimento. A Avenida Beira-Mar de Barreiros possui, ainda, Licença Ambiental Prévia (LAP) concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Florianópolis
A obra total tem 8, 250 kms (4,5 km fpolis/ 3, 750 São José). A parte de Florianópolis seria a continuidade da atual Beira-Mar Continental até o Rio Büchler. Entretanto, esta é a parte mais atrasada na documentação. Além disso, a parte da capital é mais difícil por se tratar de solos moles e ter maior profundidade.
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Se a Beira-Mar de Barreiros avançar e Florianópolis não acompanhar as obras, o risco é de termos um vazio urbano.
No total, são previstos dois anos de construção para todo o trajeto e um investimento de R$ 509 milhões, somando as partes dos dois municípios.
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