Sete dias ausente deste espaço, mas acompanhando de perto a performance dos clubes catarinenses no Campeonato Brasileiro. Foi possível observar um crescimento técnico de cada um deles.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Coisas interessantes também ocorreram nesta última semana, como o aparecimento do centroavante Alemão, ex- Avaí, fazendo gols a cada jogo com a camisa do Internacional. Transação iniciada ainda pelo ex-diretor do Leão, William Thomaz, e que curiosamente foi para o colorado gaúcho. Felizmente, o Avaí ficou com 30% dos direitos do atleta.
Vale lembrar que, na montagem do grupo para a Série A, o Avaí ainda não encontrou um centroavante de ofício capaz de resolver seu problema. Alemão estava no grupo. Rodou por aí e não fazia parte dos planos da comissão técnica do azurra. Levaram. Domingo (1º) o Avaí vai revê-lo no Beira-Rio.
A vitória do Avaí contra o Goiás foi carregada de emoções, a partir da expulsão infantil e desnecessária do jogador Morato. O departamento de futebol deve ter feito uma avaliação criteriosa para concluir que, no mínimo, uma advertência era preciso ao atleta que deixou seus companheiros em situação difícil, e por pouco o Avaí não deixa escapar três pontos.
Continua depois da publicidade
O técnico Eduardo Barroca parece estar no caminho desejado para encontrar o encaixe necessário. Falta pouco. Próximo adversário não disputa na mesma linha do Avaí. Está em outro nível, o que não quer dizer que não possa ser vencido.
> Faraco: “Avaí vai registrar reclamação junto à CBF”
Brusque dá sinais de recuperação
A Série B do Brasileiro mostra um quadro bom para Santa Catarina, onde o campeão estadual Brusque dá sinais de recuperação. Era preciso vencer o CSA com bom futebol para recuperar a auto-estima do grupo depois da derrota no Maranhão.
Tudo é muito cedo ainda para qualquer avaliação mais profunda. Vencer em casa é fundamental, esta é a regra do jogo. Completo, com Diego Jardel organizando o meio de campo, o Brusque pode fazer a boa campanha.
> Ponto conquistado pelo Figueirense no Ceará é precioso
Tropeço do Criciúma
O Criciúma tropeçou nesta quarta-feira, em Campinas, contra o Guarani. Foi melhor em campo, mas não marcou.
Continua depois da publicidade
Chapecoense está bem neste começo de Série B
Outro time catarinense que está bem neste começo de Série B é a Chapecoense. De um início incerto ao crescimento. A vitória contra o Novo Horizontino mostrou sua força. Perotti continua sendo o balizador do ataque deixando sua marca em cada jogo.
Figueirense traz um ponto para SC
E o Figueirense? Trouxe ponto precioso do Ceará, onde teve contra si a expulsão de Oberdan, também desnecessária. A volta de Andrew e Zé Mario será bem recebida e a entrada de Clayton, no lugar de Oberdan, é a boa escolha do técnico Jr. Rocha.
O Figueirense está no caminho e já deu para notar que é muito favorito para voltar à Série B.
> Pista indoor de atletismo em Santa Catarina
Brasileirão
Neste começo de Série A, os clubes ainda têm alguma dificuldade que deve aumentar pelo fato de estarem, os principais, disputando outras competições paralelas. Os grandes estão de olho na Libertadores, que é nossa grande competição na América do Sul.
A Copa do Brasil está valorizada pelo prêmio que oferece a cada jogo. Sul-Americana é uma forma de chegar na Libertadores. O Brasileirão oportuniza aos clubes chagarem nas competições internacionais e concede acesso internamente.
Continua depois da publicidade
Ou seja, tudo tem sua importância.
E a liga dos campeões?
Manchester City e Real Madrid fizeram um dos melhores jogos dos últimos anos na Europa. Parecia fácil e o resultado bem encaminhado para os ingleses. Guardiola, o técnico do City, disse: “Real Madri é Real Madrid”. Verdade.
Mas o que vem chamando atenção é o futebol de Vini Jr. No Real. Velocidade máxima, o drible que parece havia extinto no futebol, a assistência para Benzema, enfim, está num grande momento capaz, inclusive, de numa arrancada a partir do meio do campo fazer Guardiola virar as costas para não ver o que iria acontecer – e aconteceu, o gol.
Na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira espera que Vini Jr. mostre esse futebol que vem jogando no Real Madrid. Outros brasileiros estão igualmente sendo decisivos em seus clubes da Europa. Porém, Vini Jr, está encantando o mundo com seu futebol.