Em decreto a ser publicado nesta segunda (ou até terça), a prefeitura de Joinville vai prorrogar as medidas do último decreto por 48 horas, ou seja, com vigência entre quarta e quinta desta semana. A prorrogação será feita para aguardar a atualização da matriz de risco do governo do Estado: se Joinville e região recuarem de “gravíssimo” para “grave”, há chances de mais flexibilizações em futuro decreto.
Continua depois da publicidade
> Com 98% de ocupação, Joinville abre dez novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19
> > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A previsão da Secretaria de Saúde de Joinville era de a região Nordeste deixar a situação “gravíssima” somente no início de janeiro. O decreto de duas semanas atrás, com medidas mais duras, foi uma resposta à piora nos indicadores, com tentativa de redução da transmissibilidade. Os eventos foram o setor mais impactado pelas novas regras, com uma série de proibições.
Na atualização da matriz na semana passada, Joinville e região permaneceram no “gravíssimo”, mas a pontuação desceu de 3,5 para 3,25 (a escala vai até 4), ficando mais próxima do nível “grave”. A redução nos pontos ocorreu porque houve queda em número de novos casos em comparação com a semana anterior, ainda que o patamar continue elevado.
Continua depois da publicidade
Se a pontuação baixar para 3, a região sairá do “gravíssimo”. Se isso ocorrer, Joinville passa a se encaixar em outras regras das portarias do governo do Estado. Por isso, a prefeitura vai aguardar pela atualização da matriz. As eventuais medidas a serem tomadas terão duração até o final do ano – as futuras normas já serão de atribuição da futura administração municipal.