Ausente na pauta de 2018, mas já motivo de cobrança nos últimos anos, a ampliação do trecho Norte da BR-101 está entre as prioridades do Conselho das Entidades Empresariais de Joinville. A solicitação é de quadruplicar a rodovia entre Garuva e Florianópolis ou construção de rodovia paralela como forma de descongestionar o trânsito. A lista de demandas será entregue aos candidatos às eleições de 2022. Além dos investimentos em infraestrutura (BRs 101 e 280, SC-418 e contorno ferroviário), os pedidos incluem energia, tributação e criação de zona de processamento de exportações. 

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Os investimentos de ampliação da rodovia previsto no atual contrato de concessão já foram realizados – as obras agora são de manutenção e conservação. Em relação à nova estrada, o governo do Estado está licitando a contratação dos projetos executivos, cuja execução vai levar dois anos.

A ampliação das vias marginais, com construções de viadutos paralelos às pistas principais da BR-101 nos principais acessos de Joinville, é a possibilidade mais rápida e de menor custo para aumentar a capacidade de tráfego da rodovia. Como não está prevista no contrato de concessão, a obra teria de ser autorizada pela ANTT, com o investimento sendo incluído na planilha de custos, e consequentemente, repassado para o pedágio.

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Há tratativas nesse sentido desde 2017, lideradas pelo grupo de trabalho criado pela Fiesc. No entanto, o atual contrato se encerra em 2033 e, caso obras sejam autorizadas, seria um tempo relativamente curto (dez anos) para diluir o investimento – o que implicaria em uma tarifa ainda mais elevada. Dessa forma, a ampliação da estrada em Joinville tem mais chance de sair no futuro contrato: a mobilização tem que ser para que seja uma das primeiras obras.

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