Joinville precisará investir pelo menos R$ 1,5 bilhão para chegar perto de universalizar a cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto. O montante foi apontado pelo Plano Diretor de Esgoto, concluído recentemente e que será usado como baliza para os futuros investimentos da Águas de Joinville. A meta é atender 95% da população até 2047. A estimativa é de que a cidade terá 1,02 milhão de habitantes ao final das próximas três décadas. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, Joinville tem cobertura de 34%, com 583 mil moradores. Nesse intervalo até 2047, a extensão da rede tem previsão de passar dos atuais 550 km para 1,6 mil km de tubulações. A quantia de R$ 1,5 bilhão estimada para a ampliação da rede é equivalente aos recursos utilizados pela Prefeitura em um ano em suas despesas.

O plano diretor prevê seis estações de tratamento de esgoto. Na Jarivatuba, a unidade já está sendo ampliada, com obras até o final de 2019. A do Espinheiros tem indicativo de ser mantida, com instalação de novas estações no Vila Nova, Jardim Paraíso, Pirabeiraba e zona Leste. As instalações do Profipo e do Morro do Amaral, de pequeno porte e em funcionamento, seriam desativadas. 

Neste momento, além da ampliação da estação do Jarivatuba, está sendo instalada a rede em regiões da zona Sul e preparada a retomada das obras no Jardim Sofia e no Vila Nova.

Continua depois da publicidade