O ponto final de antigo ramal ferroviário está mantido no Moinho Joinville e deverá permanecer no parque a ser instalado no local. A construção inaugurada em 1913 passou por restauração na fachada e cobertura e permanece fechada até que seja definida qual será o uso do espaço. Antes de reabertura, a Fiesc pretende recuperar o entorno entre o moinho e o rio Cachoeira, em área vizinha à primeira etapa do parque Porto Cachoeira, em obras, a serem concluída nos próximos meses.

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Ramal fica no acesso ao Moinho Joinville

A linha próxima do Cachoeira é o ramal Bucarein, pertencente à ferrovia Mafra-São Francisco do Sul. O ramal entrou em operação nos anos 50, com ligação com antigo porto e o então Moinho Joinville, cuja principal operação era a fabricação de farinha. A linha ferroviária foi desativada nos anos 90, ainda antes do encerramento das atividades do moinho, em 2013. O complexo foi vendido à Fiesc em 2018, para instalação de escola Sesi (inaugurada no início do ano passado).

O ramal Bucarein nunca foi removido oficialmente, mas restam pequenos trechos. A maior parte foi retirada para obras ou coberto pelas construções e pavimentações. A ponte ferroviária sobre o rio Jaguarão, encoberta pela vegetação, foi mantida. A ferrovia Mafra-São Francisco do Sul continua em operação, com movimentação de cargas para o terminal portuário da Babitonga.

Como é o Moinho Joinville por dentro