O custo final da duplicação da avenida Santos Dumont, incluindo elevado e supervisor, ficou em R$ 85,2 milhões, com a maior parte do montante já pago pelo governo do Estado. As desapropriações foram bancadas pela Prefeitura de Joinville. Os saldos remanescentes serão quitados até o início de junho, mês de encerramento do contrato. Com projeto reduzido e depois de atrasos, a obra será inaugurada hoje pelo governador Eduardo Pinho Moreira.  

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Contratada em 2013, a duplicação da Santos Dumont previa investimento de R$ 47,9 milhões (valor só da duplicação, sem elevado) para as novas pistas nos 8 km da avenida na zona Norte de Joinville. Em valores de hoje, pelo INPC, seriam R$ 64 milhões. Passados mais de cinco anos, com atrasos, adiamentos e revisão do projeto, a duplicação ficou em R$ 53,5 milhões. Portanto, até dá para dizer que houve economia em relação ao valor original. Só que é preciso lembrar que a duplicação ficou incompleta. 

 

Não saiu

O trecho inicial de 2 km não teve obras porque a Prefeitura não conseguiu dinheiro para bancar as desapropriações. Acabou sendo feito um binário com a Tenente Antonio João, igual ao pretendido pelo governo Carlito – que não levou adiante por causa da então resistência de moradores e empresas. No final das contas, a duplicação até saiu por menos do previsto, mas com execução menor. Quanto aos elevados, um deles foi suprimido porque não houve duplicação no ponto programado (cruzamento com a Arno Waldemar Döhler). Saiu apenas o da Tuiuti, ao custo de R$ 25,3 milhões. 

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