nsc
    nsc

    Pandemia

    Após queda, fila de espera em Joinville por leitos de UTI Covid volta a crescer

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    04/05/2021 - 16h00
    Leitos de UTI pelo SUS estão lotados, conforme central de regulação do Estado
    Leitos de UTI pelo SUS estão lotados, conforme central de regulação do Estado (Foto: Prefeitura de Joinville, Divulgação)

    Após redução nos últimos dias, a lista de espera por leitos de UTI Covid voltou a crescer em Joinville. A atualização da manhã desta terça-feira, feita pelo governo do Estado, apontou oito pacientes aguardando transferência para vaga em terapia intensiva. Na segunda-feira, eram quatro pessoas na espera. No sábado, dois pacientes estavam na fila. Ainda que a demanda tenha voltado a subir, está distante do observado em meados do mês passado, quando 60 pessoas estiveram na fila por UTI Covid.

    > Critério para comprovar comorbidade para vacinação contra Covid não será único em Joinville

    > Joinville abre cadastro para vacina contra a Covid de pessoas com comorbidades e da educação

    > Receba notícias de Joinville e do Norte de SC por WhatsApp

    A Secretaria de Saúde de Joinville alega que a maior procura por leitos gerais de UTI (não Covid) motiva a elevação na fila de espera por vagas Covid. Ou seja, o sistema de atendimento também está sendo pressionado por outras enfermidades, não é um fenômeno provocado por novo agravamento da pandemia, ainda que os indicadores estejam em patamar elevado de gravidade e Joinville e região se mantenham em risco “gravíssimo” na matriz de risco.

    Entre os pacientes à espera de UTI, cinco estão em hospitais e três em unidades de pronto-atendimento. Há ainda 25 pessoas aguardando por vagas em leitos clínicos. Nas UTIs, há 183 pacientes em tratamento de Covid. Nas enfermarias, são 98. Os dados incluem hospitais privados e públicos.

    Os 195 leitos de terapia intensiva de Joinville pelo SUS (Covid e gerais) estão lotados, segundo a regulação do governo do Estado. A maioria é formada por pacientes com Covid – são 134 pacientes.

    > Joinville libera realização de aniversários e casamentos até as 23h

    > Com histórico de duas décadas de atrasos, nova ponte de Joinville não tem data para licitação

    Mais colunistas

      Mais colunistas