A primeira audiência pública sobre a busca pela instalação do curso de medicina pela UFSC em Joinville será realizada no dia 2 de maio, conforme informa o deputado Pedro Uczai (PT). O evento será promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, atendendo tratativas feitas por Uczai com a reitoria da universidade, em visita a Joinville no mês passado. O deputado Darci de Matos (PSD) também assinou o requerimento para a realização do encontro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

A audiência em Joinville terá três objetivos principais, conforme o deputado Uczai. A elaboração do cronograma de instalação do curso de medicina está na lista, com mapeamento das etapas de implantação. A definição da estrutura necessária para o curso, como realização de concurso público, equipamentos, salas de aulas, bibliotecas, entre outros investimentos.

O encontro tratará ainda dos recursos para a implantação. “Será (debatido) como nós da bancada poderemos nos somar junto ao MEC e à universidade para garantir os recursos”, diz o deputado Uczai. A possibilidade de instalação do curso de medicina ganhou mais força a partir do ano passado. O local pretendido em Joinville para o novo curso é o campus próprio, na BR-101 – também há tratativas para a retomada das obras, paradas há mais de uma década.

A estimativa é de que são necessários entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões para concluir uma etapa no campus. Desde a chegada a Joinville, em 2019, a UFSC tem aulas em espaços alugados. A atual locação fica em condomínio industrial. A maioria dos cursos oferecidos são nas engenharias.

Continua depois da publicidade

Com filas no atendimento, Joinville abre credenciamento de serviços na pediatria

Na terceira tentativa, Ipreville vende sede em leilão em Joinville

Chance de nova ponte em Joinville vai retomar proposta de binário

Nota “C” tem novo alerta para a prefeitura de Joinville

Campeã em SC em novas vagas na construção civil em 2023, cidade larga na frente em 2024

Rotatória em Joinville será “repaginada” antes de receber monumento

Cidade de SC abre escritório na avenida Paulista

Destaques do NSC Total