A instalação dos ímãs dos “trilhos virtuais” do Bonde Digital Urbano da região metropolitana de Curitiba deve ser concluída nesta semana. A estimativa foi feita na semana passada pela Agência de Assuntos Metropolitanos, ligada ao governo do Paraná. Os dispositivos serão usados como marcadores magnéticos, com sensores para definir o traçado do veículo leve sobre trilhos, com movimentação com pneus. O bonde começar a ser testado nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do Bonde Digital

A instalação dos ímãs começa com a marcação dos pontos na pista do trajeto, que não será uso de exclusivo do bonde. Na etapa seguinte, conforme descrito pela agência, os locais são perfurados com brocas especiais, em espaço de 3,5 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade. Os ímãs são colocados e lacrados com resina especial. Cada dispositivo fica a um metro de distância.

O uso dos ímãs dá ao sistema de guiagem “alta precisão” de condução e manobra para embarque e desembarque. O veículo conta com sensores, radares e câmeras que garantem rastreamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa, segundo a agência. O Bonde Urbano Digital terá capacidade para 280 passageiros, com tarifa no mesmo valor do sistema metropolitano, de R$ 5,50. O veículo pode chegar a 70 km/h. A previsão é que a linha entre Pinhais e Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, comece a operar até o fim deste ano.