Uma embarcação também ajuda na conexão entre as duas frentes de trabalho de construção da Ponte Joinville. O barco de apoio é utilizado para o transporte de equipes entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista – se o deslocamento fosse pelas ruas de acesso, o trajeto seria de 10 km, se utilizadas as principais vias. Com o barco, o caminho é percorrido em distância menor, em poucos minutos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O barco de apoio percorre os canais e o rio Cachoeira no deslocamento de equipes – o uso da modalidade de transporte é comum na construção de pontes. Com obras iniciadas no final do primeiro semestre do ano passado, a Ponte Joinville passa sobre o rio Cachoeira e outro curso d’água, em região de manguezal. A possibilidade de navegação será mantida pela estrutura em obras: sob o vão central, o canal de navegação no rio Cachoeira terá 20 metros de largura e 9,5 metros de altura (em maré alta).

Confira imagens das obras

A ponte fica entre as zonas Sul e Leste fica perto da foz do Cachoeira, junto à baía da Babitonga. Neste momento, dois equipamentos cantitravel se deslocam em direção ao vão central, com a instalação das estacas de apoio da ponte. As obras de construção da estrutura de 980 metros de extensão devem ser concluídas até o final de 2026. O custo da construção, contratada pela prefeitura, será de R$ 310 milhões.

Continua depois da publicidade

MPF busca solução emergencial para vias marginais no “limbo” na BR-101

Proposta de novos bairros em Joinville é “desarquivada” e volta à pauta

O que plano rodoviário de SC recomendou sobre estrada paralela à BR-101 há quase duas décadas

Quais rodovias federais e estaduais de SC estão mapeadas para novas concessões

Bilionário, plano de SC prevê 850 km em cinco novas ferrovias

Mercado avança e receita com imposto de venda de imóveis passa de R$ 100 milhões em Joinville

VÍDEO: Como está o andamento da construção da Ponte Joinville, com quase 1 km de extensão