Contratado em 2005 e concluído em 2008, o Plano Diretor Rodoviário de Santa Catarina já recomendava estudos sobre uma nova rodovia paralela à BR-101, uma forma de desafogar a estrada federal. A 101 havia sido duplicada havia apenas três anos no trecho Norte e as estimativas futuras de tráfego já apontavam necessidade de ampliação. A via paralela, com 145 km entre Joinville e a Grande Florianópolis, está na fase de elaboração de projetos executivos em segmento de 90,5 km, com previsão de conclusão em 2026. O custo estimado da Via Mar, novo nome para o Corredor Litorâneo Norte, fica entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. Não há previsão de obras.

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O plano diretor apontou que o tráfego estimado para 2023 apontava a necessidade de mais pistas na BR-101, ainda que, naquele momento, a rodovia recém havia sido duplicada. A avaliação indicou as dificuldades de implantar mais pistas em trechos, dadas as limitações de espaço e custos. Por isso, foi sugerida uma rodovia “alternativa”, com perfil de autoestrada, com um mínimo de conexões para permitir alta capacidade de tráfego e segurança de trânsito.

Confira imagens da BR-101

“Dessa forma, se recomenda iniciar estudos para verificar a viabilidade técnica e financeira de se antecipar a sua construção”, indicou o plano. O “longo tempo” para a implantação desse tipo de rodovia foi citado, com as etapas de elaboração de projetos, licenciamento ambiental e busca de recursos a serem vencidas. Nesse sentido, foi sugerida a reserva de faixas de terreno para a futura estrada estadual.

O plano diretor trouxe um mapeamento das vias rodoviárias no Estado, com referências aos demais modais, com desafios e demandas, entre outras avaliações – como contagem de tráfego e estimativas para o futuro. A sugestão da nova rodovia entrou no capítulo das propostas estratégicas. No ano passado, foi iniciada a elaboração de novo plano estadual de logística.

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