As barragens do complexo da hidrelétrica entraram no tombamento da Usina Piraí, a mais antiga em operação em Santa Catarina. Os dois reservatórios passaram a ter status de preservação parcial, o mesmo aplicado na casa de máquinas, estrutura de dutos e depósito. A casa enxaimel foi enquadrada em preservação integral. A portaria de homologação de preservação histórica da usina foi publicada na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A hidrelétrica em operação desde 1909 conta com dois reservatórios, conhecidos como Primeiro Salto e Quinto Salto, no alto de serra. As áreas inundadas têm 14,2 hectares. As barragens são usadas para acumulação e captação, em área anterior à queda d’água. Os reservatórios contam com estrutura de contenção (barramento). As represas foram construídas em 1925.

A queda d’água tem 319 metros de altura. O local é um dos pontos turísticos de Joinville na área rural, a 16 km da cidade. A usina vai continuar em operação. A prefeitura de Joinville e a Celesc, proprietária da Usina Piraí, estão planejando instalar parque no local. Os estudos estão na fase inicial.