Por Luan Martendal, interino

O número de registros de boletins de ocorrência por tráfico de drogas em Joinville cresceu 96,7% entre 2015 e 2017. A informação está no Sistema Integrado de Segurança Pública de Santa Catarina. Somente no comparativo entre o ano passado e 2016, o total de ocorrências lavradas pela polícia para este crime teve aumento de 51,3% na cidade. Entre janeiro e dezembro, foram contabilizados 604 boletins. Já nos dois anos antes, o total foi de 399 registros em 2016 e 307 em 2015.

Continua depois da publicidade

A Polícia Civil de Joinville defende que devido às peculiaridades do tráfico de drogas em relação a outros tipos de delito, como furtos e roubos, ocorrências desse crime costumam aparecer justamente quando o trabalho da polícia está mais eficiente. A explicação é de que quando os cidadãos são vítimas de roubo, por exemplo, eles efetuam o registro de ocorrência na delegacia, enquanto para o tráfico de drogas o boletim é feito pela própria polícia durante ações de abordagem e apreensão de drogas.

– A tendência é de que chegue a um ponto em que esse número vai sofrer queda, em razão das prisões e a depender da manutenção desses traficantes na cadeia. Também notamos que estão ocorrendo mais denúncias anônimas por meio dos canais da polícia, como no 181 e nas redes sociais. O cidadão está confiando mais e denunciando – justifica Fábio Estuqui, delegado da Divisão de Investigação Criminal. 

Leia todas as publicações de Saavedra

Continua depois da publicidade