nsc
    nsc

    PRESERVAÇÃO NA SERRA

    Cada vez mais procuradas, trilhas em Joinville terão reforço na fiscalização

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    14/09/2020 - 16h11
    Trilhas de acesso ao Castelo dos Bugres estão mapeadas para reforço em fiscalização
    Trilhas de acesso ao Castelo dos Bugres estão mapeadas para reforço em fiscalização (Foto: Rodrigo Galdino, arquivo pessoal)

    Portaria com previsão de publicação nesta semana vai reforçar a fiscalização e regras de utilização das trilhas em Joinville, principalmente no Castelo dos Bugres, Morro Pelado, Pico Jurapê e Morro da Tromba. A procura pelas caminhadas nas áreas cresceu de forma expressiva durante a pandemia. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente poderá determinar o fechamento "preventivo", em momentos de maior risco (como em períodos de seca, por exemplo) em uma forma de proteção das trilhas em áreas de preservação ambiental.

    > Após dez meses de trecho interditado, Via Gastronômica de Joinville deverá ter liberação nesta semana

    > ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    As trilhas já contam com fiscalização, a portaria pretende é deixar as normas mais específicas, com previsão inclusive do que pode ou não ser levado durante os trajetos. Nos últimos meses, houve intervenções de fiscais por causa de aglomerações. A secretaria pretende levar as informações aos donos das terras e também a grupos organizados que utilizam as trilhas – que tiveram participação na discussão.

    Um dos objetivos também é reduzir os riscos de incêndios – no período de seca, nos últimos meses, foram vários registros. A maior proteção das trilhas é uma das ações das mudanças na fiscalização na Área de Preservação Ambiental (APA) Dona Francisca. Há medidas sendo realizadas em outras frentes.

    > Eleições 2020 em Joinville: candidatos preparam estratégia sobre Bolsonaro

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas