Depois de 16 meses de tramitação, o projeto de volta do estacionamento pago em Joinville foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A proposta foi apresentada pela prefeitura em junho do ano passado, quando estava em andamento a elaboração da modelagem da futura concessão. Neste momento, no entanto, não há como prever quando o sistema pago voltará: a documentação sobre a concessão precisa ser concluída e submetida ao Tribunal de Contas do Estado. Depois, será preciso realizar a licitação. O rotativo gratuito, sujeito a multa em caso de descumprimento do período máximo, continua em operação.

Continua depois da publicidade

Joinville teve estacionamento rotativo pago até 2013, em concessão à iniciativa privada. Naquele ano, o contrato foi encerrado e a nova licitação não foi adiante. Em 2019, houve a retomada, de forma gratuita, com fiscalização pelos agentes de trânsito, em modelo que continuará em funcionamento até a volta do sistema pago.

A estimativa de custo da futura tarifa é de R$ 3, com possibilidade de alteração – o valor foi apresentado em consulta pública realizada no ano passado. O contrato tem previsão de durar 20 anos, com 2,8 mil vagas (sendo 2,3 mil pagas), em implantação gradativa.