O vereador Neto Petters (Novo) está propondo um “revogaço”, como ele mesmo denomina, de uma série de leis municipais envolvendo obrigações para agências bancárias. São sete legislações que repetem leis federais ou estaduais ou caracterizam “demasiada intromissão do Estado na iniciativa privada”, conforme o parlamentar. “O ‘revogaço’ que se apresenta não é sobre ser contra leis, afinal um dos papéis de um vereador é justamente legislar, leis são necessárias para regular a vida em sociedade, mas é preciso ter consciência de que não é aumentando o número de leis que teremos avanço”, alegou o vereador na justificativa do projeto.

Continua depois da publicidade

> Joinville abre vacinação contra Covid para pessoas com comorbidades acima de 18 anos

> Joinville reabre postos de saúde fechados durante agravamento da pandemia

> Extrema pobreza cresce na pandemia e atinge 20,3 mil pessoas em Joinville

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

Na lista de sete leis, quatro tratam de segurança das agências bancárias. Neto Petters aponta lei federal sobre o tema, com proibição de funcionamento de bancos sem sistema de segurança. “A questão da segurança das instituições bancárias encontra pleno amparo e instruções pela legislação federal”, afirma o vereador. Também é citada lei estadual sobre o tema.

O projeto de revogação inclui também, entre outras, lei municipal sobre o horário de atendimento das agências, apontado como definição de competência da União e tema de ações judiciais. Neto Petters pretende apresentar mais propostas de revogações de leis. “Além da redução no número de leis, vamos buscar a simplificações, unir as leis de um mesmo tema em um só código”, garante o vereador.