O câncer é a segunda principal causa de mortalidade em Joinville, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório (infartos, AVCs etc). Foram 4,2 mil mortes na cidade nesta década – até o ano passado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Só em 2017, foram 641 óbitos, o número mais alto da série histórica iniciada em 1996.

Continua depois da publicidade

Sete em cada 10 idosos estão aposentados, aponta levantamento

Árvore do bem

O prazo para a participação na campanha Árvore do Bem está se esgotando. Os brinquedos que serão distribuídos para 1,5 mil crianças atendidas por cinco instituições poderão ser doados nos supermercados Condor de Joinville até o dia 18, terça-feira. Na sede da NSC TV, a coleta vai até as 10h do dia 19 (quarta-feira). Os brinquedos serão entregues às crianças no dia 19.

 

Campanha

Uma das sugestões de participação na campanha promovida pelo Jornal do Almoço é a organização de coleta de brinquedos dentro de empresas, escolas, condomínios, universidades etc. Na região, a doação pode ser feita até o dia 17, com pontos de coleta em Mafra (Condor), São Bento do Sul (Unisociesc no bairro Centenário) e Jaraguá do Sul (Unisociesc do Centro e do Campus Verde). 

Continua depois da publicidade

 

Peixer se manifesta

Em tom sereno, embora tenha admitido “alguma mágoa”, Maurício Peixer (PR) lembrou, na quarta-feira, na Câmara de que tinha entendimento de que seria o candidato do prefeito e de outros vereadores à presidência do Legislativo. “Me preparei par isso”, relatou Peixer, que acabou votando em Aragão. Já Rodrigo Coelho, deputado federal eleito e em despedida da Câmara, foi bem mais contundente, se queixando da “falta de transparência” e dos “conchavos”, apontando interferência de Udo na eleição. Rodrigo Fachini não se manifestou e votou em Aragão. 

 

Polo de tráfego

Na revisão do Plano Diretor de Joinville, encaminhada nesta semana para a Câmara pela Prefeitura, está prevista mais uma obrigação para os empreendimentos de maior porte: além do estudo de impacto de vizinhança, será preciso providenciar estudo de impacto de polos geradores de tráfego. A criação dessa nova exigência precisará ser feita até 12 meses após a aprovação da revisão, por meio de lei específica. 

 

Mais Rio do Júlio

Em mais uma imagem da Estrada Rio do Júlio enviada pelo leitor Diego Soares: desta vez, a represa da Celesc. Mais adiante, fica a usina do Bracinho.

 

Votos contra

Na segunda votação do IPTU progressivo, com aprovação pela Câmara de Joinville, os vereadores Odir Nunes, Ninfo König e Tânia Larson voltaram a votar contra o projeto da Prefeitura.

Continua depois da publicidade

 

Mais acelerador

O Hospital São José de Joinville espera contar com pelo menos mais um acelerador linear já em 2019. O pedido foi feito ao Ministério da Saúde e está em análise. Também está nos planos a substituição do aparelho em uso desde 2011 por um equipamento mais moderno. E em 2019, será reformada a ala oncológica.

 

Apoio ao hospital

Hoje, o setor de quimioterapia do São José atende 1,2 mil pacientes por mês. Na radioterapia, são mais 90 pacientes. A Secretaria de Saúde de Joinville é defensora da construção do Hospital do Câncer, a ser administrado por fundação. No futuro, a nova estrutura pode até concentrar todo o tratamento pelo SUS contra o câncer, assim como o Hospital Infantil absorveu as alas pediátricas dos hospitais São José e Regional há dez anos. 

 

Leia também:

A guerra bilionária dos acidentes de trânsito pode ser evitada