A possibilidade de Joinville contar com população bem acima dos 604 mil moradores (estimativa de 2021) não deverá se confirmar no Censo 2022. Na arrancada da coleta dos dados, a expectativa passou a ser de a cidade alcançar a marca de 630 mil moradores, pelo menos. O número poderia ser até maior, afinal, pela contagem apurada nos domicílios até então recenseados, a projeção aplicada no restante das moradias indicava mais habitantes do que inicialmente previsto.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Mas o ritmo do “avanço” da população não se repetiu nas semanas seguintes de coleta dos dados. Na semana passada, o IBGE divulgou nova parcial do Censo e Joinville apareceu com 522 mil moradores, equivalente a 91% da estimativa. Pelo sistema de acompanhamento do Censo 2022, Joinville já concluiu quase 70% dos setores censitários e está em andamento em mais de 30% – em apenas 0,6% dos setores não houve início da coleta dos dados.

Como a coleta dos dados anda na faixa dos 90%, a projeção agora passa a ser de que a cidade tem entre 606 mil e 610 mil moradores, um pouco acima da estimativa do ano passado – a estimativa de 2022 não foi divulgada porque o Censo está sendo realizado.

Tais estimativas foram baseadas nas tendências de crescimento populacional observadas entre os censos de 2000 e 2010. Se o número de moradores de Joinville ficar em torno de 610 mil, a proporção do avanço da população nos últimos anos foi semelhante à registrada em décadas anteriores. Os dados do Censo 2022 sobre o número de população devem ser divulgados no final do ano ou início de 2023.

Continua depois da publicidade

Comprado há dez anos por R$ 6,5 mi, prédio em Joinville só deve ser utilizado em 2024

Duplicação da BR-280 tem revisão do projeto no lote entre São Francisco e Araquari

Proposta sobre vagas de garagem em prédios em Joinville tem mudança

Ipreville tenta, novamente, vender dois imóveis em Joinville

Após recomendação do MP, Joinville quer mudar lei sobre fogos de artifício com barulho

De novo, um dos editais para a SC-418, em Joinville, não tem interessados

Projetos de autoria popular em Joinville agora precisam de mais de 20 mil assinaturas

Destaques do NSC Total