A atualização do déficit da pavimentação em Joinville não trouxe alterações significativas em relação ao levantamento anterior. A cidade tem atualmente 590 quilômetros de vias sem revestimento, em extensão equivalente a 32% da malha viária urbana. No ano passado, o índice sem pavimentação estava em 32,9%, com 600 quilômetros. As estatísticas sobre o revestimento das ruas foram atualizadas nesta sexta-feira, por meio da publicação do “Joinville – Cidade em Dados 2025”, a coletânea anual de informações municipais.

Continua depois da publicidade

Ainda nesta sexta-feira, por meio da divulgação dos PIBs municipais, o IBGE apontou Joinville de volta à condição de maior economia de Santa Catarina, retomando a posição até então ocupada por Itajaí. O PIB de Joinville é de R$ 49,9 bilhões, com 2023 como ano de referência.

O déficit da pavimentação é distribuído de forma desigual pela cidade. A região da antiga Subprefeitura Sudeste tem o maior déficit da pavimentação, com quase 54% das vias sem nenhum revestimento. É a região dos bairros Adhemar Garcia, Fátima, Guanabara, Jarivatuba, João Costa, Morro do Amaral (área rural), Paranaguamirim e Ulysses Guimarães. São 171 km sem pavimentação.

A outra região com mais de 100 km de vias sem revestimento é da antiga Subprefeitura Sul, com Boehmerwald, Floresta, Itaum, Itinga, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo e Santa Catarina – são 119 km de ruas de saibro. Na região Centro-Norte, o índice de vias pavimentadas é próximo de 90%. Joinville tem 1,8 mil quilômetros de ruas no perímetro urbano. No levantamento divulgado nesta sexta-feira, ainda não foram incorporadas as estradas rurais que passaram a fazer parte da malha urbana por estarem em áreas de expansão urbana.

Continua depois da publicidade