A Comissão Especial de Alimentação Artificial de Praia e Processos Erosivos de Itapoá teve a primeira reunião nesta quinta-feira. Além de acompanhar o alargamento em três praias da cidade, considerado o “maior do País” pela prefeitura de Itapoá e perto de iniciar, a ser realizado a partir de dragagem de canal de navegação, o grupo recém-formado vai tratar dos passos iniciais para obras de recomposição de orla em segmento de praias da cidade, entre outros temas envolvendo a recomposição costeira.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

As praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar vão receber 6,4 milhões de metros cúbicos de areia, a serem retirados da dragagem do canal externo da baía da Babitonga. A comissão especial vai acompanhar os trabalhos. Em torno de 7 km da orla terão faixa de areia entre 30 e 100 metros. A dragagem do canal, que vai remover mais de 12 milhões de sedimentos está em fase final de licitação, em realização pelo Porto de São Francisco do Sul, e as obras devem iniciar até o final do ano.

O material que não for levado para as praias será descartado em bota-fora no oceano) A duração será de dez meses, a partir da ordem de serviço. A dragagem será feita para aumento do calado e, com isso, permitir a movimentação de cargueiros de maior porte para os portos de Itapoá e São Francisco do Sul.

A comissão especial, formada por representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores e conselhos municipais, também está iniciando as tratativas para o alargamento de segmento de 9,5 km, entre o bairro Continental e o balneário Cambijú. O segmento é quase contínuo – trechos sem erosão costeira não serão alargados. A tarefa neste momento é preparar as licitações para contratar os estudos ambientais, inclusive EIA-Rima, e projetos de engenharia.

Será a partir desses estudos que serão estimados os custos, quantidade de areia a ser usada no alargamento, entre outras questões. A definição de uma jazida de empréstimo (local de onde será extraída a areia para o alargamento) está na lista. O presidente da comissão, o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Brito Silveira, cita ainda que as obras poderão dividir o novo alargamento em fases, conforme a disponibilidade de recursos. O planejamento tem quatro trechos pré-definidos.

Continua depois da publicidade