Os transtornos provocados pelas chuvas levaram a prefeitura de Balneário Barra do Sul a voltar a decretar situação de emergência nesta quarta-feira. Em nota divulgada pela manhã, o município informou que todos os bairros foram atingidos pelas chuvas ocorridas entre terça e quarta-feira. “De acordo com dados oficiais, o volume de chuva ultrapassou 80 milímetros em aproximadamente uma hora, caracterizando um evento de alta intensidade”, apontou a prefeitura. O governador Jorginho Mello e o secretário de Defesa Civil, Mário Hildebrandt, vão visitar o munícipio no início da tarde.
Continua depois da publicidade
Barra do Sul tem o quarto decreto de situação de emergência em 2025. O primeiro foi publicado em maio, devido ao assoreamento do canal de navegação para o acesso ao mar, na Boca da Barra. A situação dificultou a passagem de embarcações de pesca e turismo. Com o decreto, a prefeitura fez a contratação emergencial de nova draga. No entanto, o serviço foi suspenso meses depois.
Em agosto, novo decreto foi assinado, desta vez por causa dos impactos da ressaca, com agravamento da erosão costeira. No mês passado, a situação de emergência foi decretada novamente por causa dos impactos de chuvas, mesma motivação do atual decreto. O prazo de vigência é 180 dias. Na região de Joinville, teve decreto de emergência por causa das chuvas também em Barra Velha, com publicação no domingo.
Continua depois da publicidade

