Os estragos provocados pela ressaca nesta semana devem levar São Francisco do Sul a editar novo decreto de situação de emergência. O primeiro foi publicado em julho, devido a impactos de erosão costeira. O novo decreto, em preparação, deve elevar o nível de intensidade da emergência. A medida vai valer para todo o município. Outras cidades do litoral Norte, como Balneário Barra do Sul e Itapoá, em agosto, e Barra Velha (setembro), também decretaram emergência por causa dos impactos da erosão costeira.

Continua depois da publicidade

Imagens dos danos

Em comunicado, a prefeitura relatou danos no novo calçadão na orla da Enseada, em trechos perto da foz do rio Acaraí e no entorno da avenida Atlântica com a rua Paraná. Os registros foram na terça-feira. Nesta quarta, houve mais danos. Equipes estão avaliando como será feita a recuperação dos locais afetados.

O calçadão faz parte das primeiras etapas de revitalização da orla de Enseada, a praia com maior movimento em São Francisco do Sul. No mês passado, a expectativa era de inauguração em outubro. Agora, a entrega será depois da recuperação nos pontos atingidos. As obras foram para a construção de novos passeios, com reconstrução e alargamento; drenagem, arborização, recuperação do asfalto e sinalização vertical e horizontal. Nova etapa da revitalização está prevista.