Curitiba começou em maio os testes do primeiro ônibus biarticulado elétrico do mundo, conforme divulgado pela prefeitura da Capital do Paraná. Produzido pela Volvo, na fábrica em Curitiba, o veículo está circulando entre os horários de linhas, sem passageiros, mas com lastro – bombonas de água e de areia para “simular condições severas de operação”, segundo apontou a prefeitura.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Os testes terão duração de 20 dias, para verificar a capacidade operacional no transporte coletivo. O modelo é um protótipo montado pela fabricante no ano passado, com 28 metros e capacidade para transportar 250 pessoas. O veículo tem autonomia de até 250 km, com sistema com oito baterias, com 720 kWh. A prefeitura informou a definição da especificação ideal sobre a carga é um dos parâmetros em análise no teste.
Imagens do ônibus em testes
O tempo de recarga varia entre duas e quatro horas, dependendo da modalidade de carregamento. O teste com o biarticulado elétrico está sendo realizado em linha que percorre as canaletas do BRT. Foram testados também modelos elétricos das marcas Eletra, Volvo, Marcopolo, BYD, Ankai e Mercedes-Benz.
Continua depois da publicidade
A prefeitura tem plano de substituição gradual dos veículos a diesel por ônibus com zero em emissões. Há sete veículos elétricos em operação e projetos para aquisição de mais 208 ônibus, em iniciativas envolvendo PAC e financiamentos.
Futuras áreas de escape em serra de SC terão de contar com dois serviços “extras”
Quando licitação dos ônibus em Joinville deve ficar “pronta” para ser lançada
Ponte de 980 metros em SC tem execução de R$ 50 milhões; liberação para obras completa um ano
O que está em andamento na construção de áreas de escape em serra de SC
Projeto da ponte para “encurtar” rota de 35 km entre duas praias em SC vai sair
Museu Nacional do Mar terá reforma de R$ 10 milhões; acervo tem 91 barcos em tamanho natural