A publicação na sexta-feira da lei para a contratação de empréstimo de R$ 20 milhões é mais um passo de Itapoá para novo alargamento de praia: parcela de R$ 6 milhões será usada para projetos e estudos para a recomposição costeira de segmento de 9 km de extensão. O novo trecho fica mais ao Norte em relação às praias já em alargamento, com uso da areia retirada da dragagem do canal externo da baía da Babitonga.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do alargamento em andamento

Além dos estudos para nova ampliação da faixa de areia, o financiamento com o Banco do Brasil será usado na pavimentação de três ruas. O segmento do novo alargamento a ser avaliado fica entre o bairro Continental e o balneário Cambijú, com mais de 9 km de extensão. A recomposição será feita nos locais onde há maior impacto da erosão costeira. Após a conclusão dos estudos, será a vez de buscar recursos para as obras.

O alargamento das praias de Figueira do Pontal, Princesa do Mar e Pontal do Norte começou no mês passado. A largada foi na praia do Pontal do Norte, segmento que vai receber o maior volume de sedimentos. Na sequência, será a vez da praia Princesa do Mar. Ao todo, 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos a serem depositados na costa. O trabalho, apontado como o maior alargamento de praias do País, deverá ser concluído em julho.