Em novo prazo, a busca pela retomada das obras no lote mais movimentado da BR-280 mantém o planejamento de recomeçar as obras de onde parou, ainda em 2022. Os dois trechos contemplados são o contorno de São Francisco do Sul e a travessia urbana de Araquari. Somados, os dois trechos têm 17 km, quase metade da extensão original do lote, entre o Porto de São Francisco do Sul e o cruzamento com a BR-101, em Araquari. A meta do DNIT é lançar o edital em março – o prazo anterior era novembro do ano passado. O restante do lote terá novo projeto, neste momento em fase de licitação.
Continua depois da publicidade
Obras no lote 1 estão paradas desde o final de 2022
A retomada parcial do lote 1 terá de contar com reforço no orçamento. Neste momento, a previsão para a duplicação da BR-280 é de R$ 73,4 milhões ao longo de 2026. A quantia tem de ser usada nos lotes 2.1 (Guaramirim) e 2.2 (contorno de Jaraguá do Sul), além da volta dos trabalhos no lote 1. No ano passado, foram gastos R$ 136 milhões nos dois lotes em andamento. Por isso, com obras em mais um segmento, será preciso complementar os recursos no início do segundo semestre, quando a concorrência deverá ter sido concluída.
O lote 1 parou no final de 2022, após quatro anos de execução, para revisão do projeto. Na análise, o DNIT decidiu fatiar a retomada, com volta dos trabalhos onde as obras começaram, e novo projeto para os segmentos remanescentes. O contrato com a empreiteira foi rescindido no ano passado e nova licitação terá de ser feita para a retomada.
Além de única via rodoviária para a cidade de São Francisco do Sul e terminal portuário, a BR-280 é acesso para Araquari e Balneário Barra do Sul (as duas cidades têm também ligação com a BR-101). Os demais lotes da duplicação da rodovia, com 75 km no total, têm previsão de conclusão entre 2026 e 2027, em meta que também depende da disponibilidade de recursos. Iniciada em 2014, a ampliação da estrada deveria ter sido concluída no final da década passada.
Continua depois da publicidade










