As obras do novo paisagismo do Moinho Joinville terão início no próximo dia 17, em investimento de R$ 4 milhões da Fiesc. O novo pacote faz parte das iniciativas de preservação da edificação centenária e do entorno, junto à maior Escola Sesi de Referência do País. As obras devem ser concluídas até o final de abril de 2026. A fachada e a cobertura da edificação inaugurada em 1913 já foram restauradas.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do projeto

O projeto paisagístico do Moinho Joinville será integrado ao vizinho parque Porto Cachoeira, cuja primeira etapa está em obras, contratadas pela prefeitura e com estimativa de conclusão até o final do ano. “Ao preservar e revitalizar esse espaço, reafirmamos o valor da memória da indústria do estado e o nosso compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento das cidades”, diz Gilberto Seleme, presidente da Fiesc.

O paisagismo prevê áreas de integração e descanso, com o espaço multiuso, mirante, praça e lounge. Os trilhos usados pelos trens que movimentavam matéria-prima e a produção do moinho no passado serão preservados e integrados ao entorno da edificação. “Este investimento da Fiesc, por meio do Sesi, reconhece a relevante contribuição da indústria joinvilense ao desenvolvimento do Estado”, afirma o presidente da Fiesc.

Quais os espaços previstos

Como é o Moinho por dentro