O salvamento e afugentamento de animais fazem parte dos programas ambientais da duplicação da BR-280 no segmento entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. No final do mês passado, o programa de gestão ambiental abordou o salvamento de espécie de répteis e anfíbios, como lagartos e pererecas. Mamíferos e aves também são encontrados. Os programas ambientais contam com 16 ações, com monitoramento da flora, qualidade da água, controle de erosão, acompanhamento arqueológico, entre outros.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O teiú é um dos lagartos encontrados pelo programa de proteção de fauna. Com hábitos diurnos, os animais mais jovens têm coloração verde, como mostra a foto abaixo. A perereca-dormideira foi o anfíbio citado na publicação do programa. A espécie é encontrada na Mata Atlântica, entre Santa Catarina e Pernambuco.

O programa de proteção à fauna se divide em subprogramas. No afugentamento e salvamento dos animais silvestres, são aplicadas ações de manejo, com reintegração em áreas nas proximidades. Caso sejam encontrados animais feridos, há encaminhamento para tratamento. No monitoramento da fauna, há acompanhamento dos animais na área das obras, com avaliação de eventuais impactos provocados pela rodovia. 

Teiú é uma espécie de lagarto presente em vários biomas do País
Teiú é uma espécie de lagarto presente em vários biomas do País (Foto: Divulgação)

Conforme a descrição do subprograma, há também identificação dos “padrões comportamentais” dos animais. Em outro subprograma, há estudos de pontos onde deverão receber as passagens de fauna, dispositivos de segurança para a travessia da rodovia pelos animais. Já há um viaduto instalado para a passagem de animais. O risco de atropelamento é levado em conta na definição dos locais.

Continua depois da publicidade

> Déficit nos ônibus em Joinville entre 2019 e 2021 também está na Justiça

> Como prorrogação de contrato em Joinville vai oferecer espaços para catadores

> Perto de iniciar, debate sobre reajuste dos servidores de Joinville tem pré-pauta

> Justiça nega liminar à prefeitura de Joinville na ação sobre bloqueios

​> O que mais provoca reclamações na ouvidoria da prefeitura de Joinville

Destaques do NSC Total