O projeto para a criação de dois novos bairros em Joinville foi encaminhado à Câmara de Vereadores pela prefeitura. As novas denominações são necessárias porque houve a ampliação do perímetro urbano com a criação da área de expansão urbana Proteção da Paisagem Campestre, na região Norte do município. Os nomes propostos são Vale Verde e Marinas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O Vale Verde será o maior bairro de Joinville em área, com 31,9 km2, com mais do que o dobro do Vila Nova, o atual maior bairro residencial da cidade, com 14,4 km2. A Zona Industrial Norte conta com 30 km2, mas tem limitado uso residencial. O Marinas terá 13,2 km2 e também estará entre os maiores bairros de Joinville (o atual segundo colocado em área, o Paranaguamirim, conta com 11,5 km2.
Confira imagens da expansão urbana Proteção da Paisagem Campestre
O projeto para a denominação Vale Verde resgata o nome original para a expansão urbana, ainda na década passada. Naquele momento, a proposta não foi aprovada pelos vereadores – a criação da expansão só ocorreu em 2022, com a aprovação da revisão do Plano Diretor. A Paisagem Campestre é maior expansão urbana de Joinville, com 4,5 mil hectares. A área tem abrangência no Distrito de Pirabeiraba e limites com os bairros Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Jardim Sofia e Zona Industrial Norte.
Continua depois da publicidade
O nome de Marinas está sendo proposto para a região da foz do rio Cubatão, em referência ao polo náutico. São nove marinas no local, com 800 embarcações. O futuro bairro tem regras específicas de utilização. Mais bairros deverão ser criados em Joinville, no momento em que as demais expansões urbanas já criadas forem regulamentadas.
Novo porto em SC está em plano de investimentos de gigante agroindustrial
Novo leilão de imóveis do Ipreville tem área colocada à venda pela primeira vez
Joinville sobe posição em ranking do emprego em 2024; quais cidades abriram mais vagas
Em quanto avançou a venda de apartamentos novos em Joinville em 2024
Joinville tem pedido por mais leitos de internação para dois setores
Qual é a história da locomotiva 204, uma “sobrevivente” ainda nos trilhos em SC
Litoral do PR terá duplicação em concreto de R$ 274 milhões; trecho vizinho a SC será o próximo