A preparação para a instalação de ponte pênsil em Balneário Barra do Sul teve novo passo nesta semana, com decreto de utilidade pública de áreas nas margens, para instalação da estrutura. A travessia para pedestres está mapeada para ligar as ruas Francisco José Peixer e Antônio A. Moreira, sobre o rio Perequê, também canal de navegação, principalmente para embarcações de pesca. As obras poderão ser licitadas em 2026.
Continua depois da publicidade
Confira imagens do projeto
O projeto divulgado no início do ano prevê estrutura com 35 metros de extensão, com urbanização de 75 metros, no conjunto dos acessos. Naquele momento, o custo estava estimado em R$ 750 mil. A estrutura foi projetada com altura para permitir a passagem de embarcações. Segundo o projeto, elaborado pela Amunesc, a ponte vai proporcionar travessia “acessível” e “segura”. Neste momento, a proposta está passando por revisão e adequações. O plano do município é de licitar as obras no início do ano que vem.
Ainda no setor de infraestrutura turística, a prefeitura de Balneário Barra do Sul tem planos também para instalação decks e atracadouros, principalmente para as regiões da boca da barra e Salinas. Também há proposta para a revitalização de dos acessos à lagoa do canal do Linguado, com passeios, espaços de convivência e, na maioria dos locais, rampas para embarcações.














