A transformação de Curitiba em ícone no planejamento urbano levou Jaime Lerner a ter influência em Joinville. A criação do Ippuj, legislação sobre planejamento, estações de ônibus, entre outras temas, tiveram o arquiteto e ex-prefeito e ex-governador como referência. De certa forma, há um legado. Jaime Lerner morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos.

Continua depois da publicidade

> Morre Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, aos 83 anos

O surgimento do Ippuj, como muitos institutos de planejamento pelo País afora, teve o Ippuc do Paraná como inspiração. Foi Jaime Lerner quem convenceu a prefeitura de Curitiba sobre a importância de o planejamento contar com uma estrutura exclusiva. Naquele momento, o arquiteto e colegas resistiam ao modelo de privilegiar os carros nas cidades: os pedestres deveriam ter prioridade, com transporte público eficiente. “Uma cidade voltada para as pessoas”, resume o arquiteto Norberto Sganzerla, ex-presidente do Ippuj e ex-integrante da equipe do Ippuc. O Ippuj de Joinville foi criado em 1991, no governo Luiz Gomes.

Em 1996, ao vencer a eleição para a prefeitura de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, admirador do então governador do Paraná, procurou Lerner para buscar um nome do Ippuc para comandar do Ippuj. O arquiteto Sganzerla foi o escolhido para o instituto de Joinville. A elaboração de projetos, como o do Centreventos, inaugurado em 1998, teve participação de arquitetos de Curitiba. As estações da cidadania, assim como o modelo de integração, tiveram inspiração nas estruturas construídas por Lerner.

Em 2004, a convite do então prefeito Marco Tebaldi, o escritório de Lerner fez o projeto para a expansão urbana de Joinville, na zona Sul. O plano urbanístico previa “usos integrados” em turismo, moradia, comércio, serviços e até implantação de polo de tecnologia, como descreveu a apresentação. O projeto não chegou a ser implantado, mas teve impactos. O condomínio empresarial privado construído na zona Sul, lembra o o arquiteto Marcel Virmond Vieira faz parte das diretrizes do projeto. Ex-aluno de Lerner, Marcel é o atual secretário de Planejamento Urbano de Joinville.

Continua depois da publicidade