Em nova rodada de divulgação de resultados da pesquisa sobre o transporte coletivo de Joinville, realizada no ano passado pela Fipe, 41,7% dos usuários entrevistados consideram a qualidade geral do serviço como “muito boa” ou “boa”. Outros 22% avaliaram como “ruim” e “péssimo” e 36,3% apontaram como “regular” (confira os resultados abaixo). A pesquisa de avaliação foi um dos temas tratados na audiência pública, realizada na quinta-feira, sobre o futuro sistema de transporte. A licitação deve sair até fevereiro de 2024.
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Os pontos fortes detectados na pesquisa da Fipe, fundação contratada pela prefeitura para auxiliar na elaboração da nova modelagem, foram o atendimento dos motoristas, facilidade na forma de pagamento e limpeza dos ônibus. Entre os pontos mais criticados, estão o excesso de lotação dos ônibus, má conservação dos abrigos e tempo de espera elevado. Foram avaliados 16 indicadores.
Nas respostas espontâneas, sem divulgação prévia dos indicadores, a lotação teve maior percentual, de 35,1%, entre os principais problemas. Os horários, com 13,6%, e o serviço no final de semana (10,2%) aparecem na sequência. O valor da tarifa ficou em sexto lugar entre os principais problemas, citado por 5,5% dos participantes. Na pergunta sobre os principais desejos para o transporte coletivo, o maior conforto e mais ônibus foram os mais citados, com fatias de 20%, cada. Os resultados das pesquisas foram utilizados na montagem do novo sistema.
Qualidade geral
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Como foi a avaliação do transporte coletivo, em pesquisa com usuários
Muito bom 7,5%
Bom 34,2%
Regular 36,3%
Ruim 10,2%
Péssimo 11,8%
Fonte: Fipe e Prefeitura de Joinville
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