Ainda que o modelo de gestão pela iniciativa privada não tenha sido detalhado, a concessão da BR-280 poderá ser a opção adotada para o avanço das obras de duplicação. O segmento entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, com 75 km, está em obras desde 2014 e ainda não há estimativa de quando a ampliação será concluída integralmente – até porque um dos lotes está paralisado, à espera de revisão do projeto. Os outros dois lotes têm estimativa de conclusão entre 2026 e 2027, se houver disponibilidade de recursos. A expectativa inicial das obras era de entrega no final da década passada.

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A BR-280 faz parte de um dos lotes a serem leiloados pelo governo federal em Santa Catarina. As rodovias foram qualificadas em 2021 e, após estudo de viabilidade, foram definidos três segmentos para estudos mais aprofundados. O lote da 280 é o único com previsão inicial de inclusão de rodovias estaduais, com segmentos das SCs 108 (Rodovia do Arroz), 418 (Serra Dona Francisca), 110, 280 e 421.

Túnel duplo faz parte de futuro contorno

No entanto, como o governo do Estado não tem interesse na concessão de rodovias estaduais neste momento, o projeto de concessão do lote da BR-280 deverá ser alterado. Os estudos estão sendo conduzidos pela Infra, empresa do Ministério dos Transportes. A expectativa do Ministério dos Transportes é de fazer o leilão de rodovias em Santa Catarina em 2026.

Obras estão paradas entre Araquari e São Francisco do Sul

Até lá, será apresentado qual o modelo de concessão e como vão ficar as obras de duplicação em caso de transferência da estrada para a gestão pela iniciativa privada. Atualmente, a conclusão da BR-280 ainda vai precisar de R$ 670 milhões até ficar pronta. No entanto, o montante terá valor maior com a revisão do projeto do lote 1.

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