nsc
nsc

Rede Municipal

Conselho de Saúde de Joinville quer “urgência” em concurso público

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
09/07/2022 - 08h11 - Atualizada em: 09/07/2022 - 08h14
Atendimento no Hospital São José: último concurso público foi em 2014
Atendimento no Hospital São José: último concurso público foi em 2014 (Foto: Divulgação)

O Conselho Municipal de Saúde de Joinville está solicitando a realização de concurso público em “caráter de urgência” para a área da saúde. A resolução do conselho é uma modalidade de recomendação, sem imposição. Neste momento, não há planejamento da prefeitura de Joinville para abrir concurso para a saúde a curto prazo. A possibilidade é maior para o início de 2023.

> Previsão de telemedicina na rede municipal em Joinville tem polêmica

​​​​​​​​​​​> ​​​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A resolução do Conselho de Saúde, aprovada em junho e publicada nesta semana, é para todos os cargos profissionais de saúde. Não levantamento oficial sobre eventual déficit de servidores na prefeitura: o questionamento feito por meio de pedido de informações da Câmara de Joinville foi respondido em março com uma série de dados sobre o quadro funcional e contratações, mas sem detalhes sobre o déficit.

Em março, foram encerrados 219 contratos de funcionários temporários, o que levou à redução no número de equipes em postos (Saúde da Família). A prefeitura alegou que excepcionalidade motivada pela pandemia não estava mais vigente e, com isso, não havia justificativa para a prorrogação dos contratos. A redução de repasses federais por causa do recuo da pandemia também pesou.

O último concurso geral da prefeitura de Joinville para servidores efetivos foi realizado em 2014. Depois, inclusive na saúde, as contratações foram feitas por meio de processos seletivos para funcionários temporários. A exceção ocorreu neste ano, com o concurso para médicos do Saúde da Família. Agora, a pauta é realização de concurso para a Educação. Para a saúde, há chance de realização em 2023.

No entanto, o momento é outro: há processos em andamento para encaminhar a contratação de organizações sociais para a UPA Sul (fase de qualificação de entidades) e para o Hospital São José (estudo de viabilidade). Se a adoção das OS se confirmar, a necessidade de contratação de mais servidores será reduzida.

> O que será tema no Conselho da Cidade de Joinville; advogado é o novo presidente

> Pesquisa aponta quanto custa comer fora em Joinville

> Proposta em Joinville quer mudar lei sobre oferta de molhos em lanchonetes e restaurantes

> Sem uso, lei de Joinville de 1957 sobre imposto para peixe e camarão será revogada

> Reforma em Joinville transforma subs em gerências sem detalhar mudanças

> Câmara de Joinville aprova reforma, com criação de cargos na prefeitura

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas