A construção do anexo do Hospital São José de Joinville receberá recursos do governo federal, em repasse garantido por emenda de Luiz Henrique, falecido em 2015. É a última emenda apresentada pelo senador. A obra, neste momento em fase de licitação, custará perto de R$ 5,3 milhões e abrigará central de medicamentos e de materiais. 

Continua depois da publicidade

 

Mobilização

A Frente Joinville pela Democracia concede entrevista coletiva nesta terça (16), a partir das 14h, no Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Braz. Na quarta, o movimento terá evento de lançamento, no Sindicato dos Metalúrgicos. Há mais atos previstos antes da eleição do segundo turno. O grupo se aponta como suprapartidário, com rejeição a ameaças de conquistas coletivas e direitos. “Não compactuamos com mensagens de ódio e de intolerância”, afirma a frente. 

 

Continua depois da publicidade

“Mais justa”

No manifesto de lançamento, a Frente pela Democracia se disse preocupada “com discursos e práticas que ameaçam liberdades individuais”, que “se voltam contra minorias” e usam o “ódio para marcar posições de confronto”. “Somos um coletivo pacífico, que buscará, por meio do diálogo, abrir espaços de defesa de uma sociedade mais justa, construída com base nos princípios da solidariedade, da igualdade, da diversidade, da empatia e da tolerância”. 

 

Mais tempo

Devido à necessidade de renovação da licença ambiental, a Prefeitura de São Francisco do Sul prorrogou em quatro meses o contrato de construção da primeira etapa do píer dos passageiros. 

 

Novo recurso

A Prefeitura de Joinville entrou, segunda-feira, com novo recurso contra a decisão da Justiça Federal sobre o licenciamento ambiental, de retomada da tarefa pelo município em vez do Estado. O município luta para que a função de licenciar fique com o Instituto do Meio Ambiente. Há possibilidade de a Justiça Federal, em segunda instância, se manifestar hoje sobre outros recursos contra a decisão de março passado. 

 

Mudança no PV  

O PV desfez a comissão provisória até então no comando em Joinville e fará uma nova eleição interna para escolha dos novos dirigentes. Dessa forma, Jonas de Medeiros não é mais o presidente.

Continua depois da publicidade

 

Uso de emenda

A Câmara de Joinville deverá retomar a discussão aberta em 2015 para tentar tornar obrigatório o atendimento das emendas apresentadas pelos vereadores, como já ocorre com as emendas dos deputados federais e estaduais na saúde. Em relação ao uso das sobras do Legislativo, com os vereadores indicando onde o dinheiro deve ser usado, não há esperança de concordância do Tribunal de Contas. 

 

Dom Bosco

A recuperação da rua Dom Bosco, na zona Norte de Joinville, está licitada, mas só vai começar quando a Prefeitura assinar convênio com o BRDE.

 

Leia também:

Relatos de violência e interdição parcial da estrutura levam vereadores a vistoriarem o Case de Joinville