A prefeitura de Araquari está buscando a cessão de área da União para a construção da ponte sobre o rio Parati. A estrutura faz parte de novo eixo pretendido pelo município, em ligação a ser pavimentada entre a rodovia Rio do Morro e a BR-280, em segmento de quase 6 km. Em outra frente, o município busca assegurar a fonte de recursos, estimada em R$ 60 milhões – a metade virá de repasse do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Confira imagens do projeto
A solicitação junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) está em análise desde dezembro. A ponte terá perto de 500 metros, em ligação entre a Estrada Porto Alegre e o acesso ao Centro de Araquari. A maior parte das vias de acesso à futura ponte já existe: o projeto é para asfaltamento e requalificação onde há pavimentação.
A prefeitura considera a via como a principal obra viária em planejamento na cidade. Além da nova rota entre Joinville e a BR-280, a pavimentação da Estrada Porto Alegre, com a ponte, vai atender a demanda do trânsito local em Araquari. O exemplo citado pela prefeitura é da comunidade que mora a 700 metros do Centro da cidade, mas precisa percorrer a 17 km porque não há uma rua de conexão. Com a nova conexão, o percurso que hoje demora 40 minutos poderá ser reduzido para sete.
Continua depois da publicidade




















