A concorrência da dragagem do canal externo da baía da Babitonga teve apresentação de propostas na sexta-feira e agora a comissão de licitações do Porto de São Francisco do Sul está analisando a documentação das empresas interessadas, com possibilidade de divulgação do resultado nos próximos dias. Após a homologação do resultado, será a vez de assinatura do contrato.

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A partir da ordem de serviço, quem vencer a licitação terá 90 dias para elaborar o projeto da dragagem. As obras começam na sequência – a estimativa é que comecem ainda neste ano. O trabalho terá previsão contratual de dez meses para a execução. O canal externo é usado pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.

O edital da concorrência prevê R$ 324 milhões para as obras. O Porto Itapoá está custeando a dragagem, em modalidade de antecipação de receitas tarifárias – terminal privado paga ao Porto de São Francisco do Sul pelo uso da estrutura aquaviária. Com a ampliação do calado do canal de 14 para 16 metros, além do alargamento, cargueiros de até 366 metros poderão acessar os portos. Com isso, haverá incremento das receitas, com reflexos nas tarifas portuárias.

A dragagem do canal externo, usado para acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá vai remover mais de 12 milhões de metros cúbicos. Com essa intervenção, com prazo de dez meses para ser executada, o calado vai passar de 14 para 16 metros. Além disso, o canal será alargado, aumentando de 160 para 260 metros.

A dragagem do canal externo vai remover mais de 12 milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do mar. Em torno de 6,4 milhões de metros cúbicos da areia serão usados na recomposição da orla nas praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar, em Itapoá. Será a primeira vez em que os sedimentos de operação portuária serão usados em na ampliação de praias. A prefeitura de Itapoá considera a obra o maior alargamento licenciado no País.

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