Após mais de dois meses, Joinville e região deixaram a situação “gravíssima” na classificação de risco para a pandemia, mantida pelo governo do Estado. A divulgação foi feita nesta quinta-feira. A regional de saúde Nordeste, com 13 municípios, era a única em Santa Catarina que se mantinha no patamar mais elevado de gravidade na classificação. Agora, são 15 regiões em nível “grave”. A regional “Extremo-oeste” se manteve em situação de risco “alto”. A matriz traz ainda a classificação “moderada”.

Continua depois da publicidade

> Estado registra mais cinco mortes de pessoas com coronavírus em Joinville

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

O recuo de Joinville já era previsto pela Secretaria de Saúde de Joinville por causa de uma melhoria em uma série de indicadores. A atualização da matriz era para ter sido feita na quarta-feira pelo governo do Estado, mas foi adiada em um dia para adequações nos parâmetros.

Nesta semana, a prefeitura anunciou flexibilizações, como permissão para horário maior em bares e restaurantes, além da liberação das práticas esportivas individuais em espaços públicos. No dia 29, será autorizada a volta do esporte recreativo. Mais liberações como ampliação de capacidade máxima de utilização dos estabelecimentos comerciais, por exemplo, hoje limitada em 30%, vai depender de mais recuos na classificação do Estado.

Continua depois da publicidade