O desassoreamento do rio Águas Vermelhas pretende retirar 492 mil metros cúbicos de sedimentos, uma quantidade equivalente à carga de quase 50 mil caçambas (10 m3 por veículo). O edital para o desassoreamento e limpeza do rio da zona Oeste de Joinville foi lançado nesta sexta-feira pela prefeitura. O valor máximo das obras será de R$ 38 milhões, com recursos de empréstimo contratado em 2017 junto ao BID.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O desassoreamento será entre a ponte na rua 15 de Novembro até a foz do rio, em segmento com extensão de 10,6 km. O edital prevê escavação e alargamento em determinados pontos do Águas Vermelhas. O material retirado será colocado em áreas (“bota-fora”) espalhadas ao longo do rio. Após a autorização para os trabalhos, a empresa contratada terá 18 meses para a conclusão do serviço.
A intervenção no Águas Vermelhas, rio com situações de alagamentos nos últimos anos, começou a ser planejada pela prefeitura ainda em 2013, com contratação dos estudos. As licenças ambientais foram concedidas em 2020. Nesse intervalo, o Ministério Público de Santa Catarina entrou com ação contra a prefeitura, com cobrança de limpeza do rio. A Justiça negou a liminar.
Prefeitura de Joinville quer autorização para primeira PPP municipal
Continua depois da publicidade
Contratação de mais guardas municipais tem mobilização em Joinville
Joinville faz consulta ao TCE sobre custeio de núcleos de atendimento em escolas
Câmara de Joinville surpreende e pode abrir CPI da Saúde
Câmara de Joinville cria comissão de segurança e quer visitar todas escolas
Joinville faz consulta ao TCE sobre contratação de guardas municipais para escolas