nsc
    nsc

    LOTE 1

    Duplicação da BR-280 em Araquari: começa construção do primeiro viaduto

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    21/02/2021 - 13h56 - Atualizada em: 21/02/2021 - 14h35
    Viaduto na BR-280 fica no entorno do Instituto Federal Catarinense, em Araquari
    Viaduto na BR-280 fica no entorno do Instituto Federal Catarinense, em Araquari (Foto: Genivaldo Elias, arquivo pessoal)

    A construção do viaduto da BR-280 em Araquari está entrando em nova etapa, com instalação das primeiras peças, nas proximidades do Instituto Federal Catarinense (IFC), o antigo Colégio Agrícola. A obra faz parte da duplicação da BR-280 no lote 1, entre São Francisco do Sul e Araquari – os demais lotes estão em andamento entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. A outra frente de trabalho no lote 1 fica em São Francisco do Sul, com terraplanagem de trecho do novo traçado da rodovia federal.

    > Futuro da Vigorelli poderá ter novo acordo judicial em Joinville

    > "Estou na enfermaria, estou bem", diz Udo Döhler, internado com Covid-19 em Joinville

    > Nova decisão judicial em Joinville cassa diploma de mais um vereador; suplente deve assumir

    > Entre no grupo do A Notícia e receba notícias pelo WhatsApp

    As obras no lote 1 foram licitadas no final de 2014 e só começaram em 2018 por causa da escassez de recursos. O planejamento era iniciar o viaduto em 2020, mas houve atrasos e apenas a terraplanagem das vias laterais teve andamento. A construção acompanha o traçado da BR-280, liberado passagem inferior para o trânsito local (como ocorre nos viadutos da BR-101 na área urbana de Joinville, por exemplo). Há uma série de outros viadutos e passagens no trecho entre São Francisco do Sul e Araquari (acesso a Barra do Sul, Gamboa, MIranda, entre outros). Além da conclusão da obra em frente ao antigo Colégio Agrícola, o DNIT tem planos para entregar a duplicação de dois dos 36 km do lote 1 ainda em 2021.

    Mas a meta de liberação do trecho duplicado vai depender de reforço no Orçamento da União. O governo federal reservou apenas R$ 57,2 milhões para a duplicação da BR-280 na proposta para 2021 enviada ao Congresso. O Ministério da Infraestrutura está solicitando aos senadores e deputados a inclusão de R$ 80 milhões em emendas. A votação do orçamento deve ocorrer em março.

    > Joinville volta a ter mais de 100 pacientes em UTIs por causa do coronavírus

    > Joinville completa três meses em risco “gravíssimo” em matriz

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas