Em novo planejamento, a duplicação da rua Dona Francisca na região industrial de Joinville terá lançamento de edital de obras em janeiro, de forma parcial. O projeto passou por revisão e o segmento de 5,8 km será fatiado. O primeiro lote será para a requalificação das ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses, em um dos acessos à Dona Francisca pela BR-101. O custo das obras no trecho será de R$ 27 milhões. O tema foi tratado na visita do governador Jorginho Mello a Joinville nesta terça-feira – a agenda principal foi a compra de terreno para a ampliação de hospitais.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O segmento a receber obras terá 3,4 km. Em março passado, quando o governo do Estado faz o lançamento do edital, o plano era duplicar a Dona Francisca em lote único, no segmento entre o elevado da Schulz até a acesso pela BR-101 pelas ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses. A duplicação custaria de R$ 63 milhões. No entanto, o edital não chegou a ser publicado.

Há uma série de demandas, como desapropriações, licenciamento ambiental e realocação de redes de energia, adutora de água, tubulação de gás, entre outras. O projeto passou por revisão, com confirmação da decisão de divisão em lotes. A escolha das vias do binário para início das obras foi porque o trecho está mais liberado para as intervenções. Os demais segmentos da Dona Francisca só serão duplicados após a liberação do licenciamento ambiental e demais pendências. A via conta com condomínio industrial e empresas de grande porte.