O DNIT lançou edital nesta semana para contratar os projetos executivos para três contornos em rodovias federais. Dois dos lotes ficam na BR-280, em Rio Negrinho e Porto União. O outro projeto será para a BR-163, em São Miguel. Após a conclusão dos trabalhos, será a vez de contratação das obras, se houver recursos disponíveis – o custo estimado do pacote é de R$ 350 milhões.

Continua depois da publicidade

Confira imagens da duplicação da BR-280

Os contornos já passaram por estudos de viabilidade (EVTEA). “São intervenções consideradas prioritárias para a BR-280, visto os inúmeros transtornos causados pelas travessias urbanas – a rodovia praticamente perdeu sua função de ligação de longa distância e se transfigurou em avenidas municipais nestes pontos”, alegou estudo técnico preliminar, em documento anexado na concorrência para contratação dos projetos.

A alegação para o contorno da BR-163, utilizada para o tráfego de caminhões, principalmente para o escoamento da produção de frigoríficos, é semelhante. “A implantação do Contorno de São Miguel do Oeste é uma pretensão antiga desta autarquia, na travessia urbana, a rodovia federal funciona como uma avenida do município, inclusive semaforizada, em muito prejudicando o tráfego de longa distância”.

O contorno de Rio Negrinho tem previsão de 17,6 km de extensão, em segmento entre acesso para São Bento do Sul e a SC-112 (Volta Grande). O semi anel de Porto União se divide em contornos Leste e Sul, com segmentos de 11,3 km e 20,8 km. O projeto para a BR-280 em São Miguel do Oeste é para contorno de 15,3 km de extensão. Os prazos para a elaboração dos projetos se dividem entre 8 e 14 meses, a partir da ordem de serviço.

Continua depois da publicidade