O maior alargamento de praias do País passou de um milhão de metros cúbicos de areia depositados na orla de Itapoá. O volume é equivalente a quase 18% dos 5,8 milhões previstos no sistema de acompanhamento das obras no Litoral Norte do Estado – a quantidade poderá ser ampliada, afinal, a licença ambiental permite até 6,4 milhões de metros cúbicos. A intervenção pretende recuperar a linha costeira de 1979. A areia está sendo trazida da dragagem do canal externo da baía da Babitonga, obra em execução simultânea com o alargamento.

Continua depois da publicidade

Confira imagens das obras

A ampliação da faixa, iniciada há três semanas, avançou mais de mil metros na praia Pontal do Norte. A praia tem 3,9 km de extensão e vai receber o maior volume de areia, quase 4 milhões de metros cúbicos. As praias Princesa do Mar e Pontal da Figueira também serão alargadas. São 7,5 km a ser contemplados em Itapoá. Os trabalhos devem ser concluídos até o início do segundo semestre do ano que vem.

O objetivo do alargamento é recuperar a linha costeira de 1979, conforme apontado nos estudos para as obras. O acréscimo na largura da praia poderá variar entre 30 e 100 metros, em média, dependendo do local – há pontos com metragem ainda maior. O cálculo inclui metragem “extra” para compensar as perdas de sedimentos durante a acomodação da areia ou mesmo perda nas extremidades. A linha também será usada em eventuais futuros alargamentos.

Linha em vermelho mostra costa em 1979