A primeira etapa do Parque Porto Cachoeira conta com referências ao antigo cais de Joinville, principal ponto de movimentação de cargas da cidade entre o século 19 e meados do século passado. Além das estruturas ainda remanescentes de atracação, o espaço junto ao rio Cachoeira tem totens com imagens da história do porto. As obras continuam em andamento, ainda sem divulgação de quando será a inauguração – o contrato já teve prorrogação de prazo. O custo das obras é de R$ 4,7 milhões.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O totem instalado perto da vizinha ponte sobre o rio Cachoeira traz imagens do século 19, como o local aterrado para a construção do Mercado Público. Além de totens, as lembranças do antigo porto estão na manutenção de antigos cabeços de atracação, com isolamento. O uso do rio Cachoeira para a movimentação de passageiros e mercadorias perdeu força com o avanço das rodovias e ferrovias.

As obras estão em realização no segmento entre o Moinho Joinville e o Mercado Público, com intervenções nas ruas Santos, Ricardo Stamm, Cais Conde d’Eu e Alameda Carlos Adauto Vieira (via de prolongamento da rua Urussanga). A próxima etapa do Parque Porto Cachoeira, ainda a ser licitada, será o segmento entre as ruas Max Colin e Itaiópolis, na Beira-rio.

Imagens históricas

Continua depois da publicidade