A aprovação de projeto na sessão desta quarta-feira elevou para 65,4 quilômetros a extensão de estradas que deixaram de ser rurais. A proposta aprovada agora envolve cinco vias da região Sul, com 15,9 km. Em julho, os vereadores já haviam aprovado projeto, também apresentado pela prefeitura, para incluir 49,5 km de estradas rurais no perímetro urbano. O projeto aprovado na sessão de hoje será sancionado pelo prefeito Adriano Silva nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Expansão Sul pode virar polo intermodal
Nos dois casos, a motivação dos projetos foi idêntica: as estradas deixaram de ser rurais porque fazem parte de áreas de expansão urbana. Como as áreas passaram a fazer parte do perímetro urbano, as vias são excluídas do sistema rodoviário municipal. No projeto aprovado agora, estão estradas como Parati, Santa Catarina e Fernão André Gomes (via onde será construída a terceira estação de tratamento de água de cidade).
As estradas fazem parte da área de expansão urbana Sul, localizada zona Sul, junto à BR-101 e nos limites com Araquari e Guaramirim. A lei aprovada no primeiro semestre é referente à expansão Proteção da Paisagem Campestre. Na lista, entre as estradas de maior extensão que deixaram de ser rurais, estão Cubatão Grande, Alvino Souza do Nascimento, Estrada da Ilha, Timbé, entre outras.









