O pedido da prefeitura de Araquari de autorização para a contratação de empréstimo de R$ 48 milhões com a Caixa começou a tramitar no final do mês passado junto ao sistema de avaliação de crédito do governo federal. Após o aval, além de aprovação de lei de autorização pela Câmara de Vereadores, o financiamento poderá ser assinado. Parte dos recursos será usado na construção de ponte sobre o rio Parati, criando nova rota para a BR-280, inclusive para os deslocamentos de Joinville.
Continua depois da publicidade
A solicitação de Araquari é de liberação de recursos pelo Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), uma linha de crédito da Caixa. A pavimentação da estrada Porto Alegre, com construção de ponte de 486 metros, é apontada pela prefeitura como a principal obra viária a ser realizada na cidade no atual mandato. A meta é licitar no ano que vem.
A estrada de 5,9 km é uma lateral da estrada Rio do Morro, de ligação entre a zona Sul de Joinville e a BR-280, em Araquari. Com a abertura da Porto Alegre até a rodovia federal, o acesso será em ponto mais ao Norte, ainda em Araquari, mas mais próximo de São Francisco do Sul. Além do impacto regional, a ponte vai encurtar distâncias para as comunidades do entorno. Além do empréstimo, a construção terá também repasse de R$ 30 milhões do governo do Estado.