A carta-consulta do Ministério dos Transportes para contratação de US$ 500 milhões junto ao BID deve ser analisada na próxima reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), em setembro. O pedido de aval de financiamento para uso dos recursos em aportes de futuras concessões rodoviárias, incluindo novos lotes em Santa Catarina, não ficou entre as demandas aprovadas na última reunião da comissão, realizada na última quarta-feira. A contratação de financiamentos externos pelo poder público precisa do aval da Cofiex antes de tramitar em outros órgãos do governo federal. Na mesma reunião, por exemplo, a prefeitura de Joinville conseguiu sinal verde para empréstimo junto à Agência Francesa de Desenvolvimento.

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O ministério pretende utilizar o montante de R$ 2,7 bilhões no Programa de Concessões Rodoviárias Inteligentes. Os recursos podem ser utilizados em obras, colaborando para deixar a tarifa do pedágio mais baixa, além de tornar a concessão mais atraente para investidores privados. A modalidade selecionou a BR-101 na Bahia e rodovias federais em Santa Catarina.

Os estudos em andamento para novas concessões no Estado, com possibilidade de leilão em 2026, apontam para três lotes. Um deles é o segmento da BR-280 entre São Francisco do Sul e Mafra. O lote contaria também com rodovias estaduais, mas não houve concordância do governo do Estado e as vias foram retiradas dos planos. Outros dos lotes com possibilidades são formados pelas BRs 153, 282 e 470 e pelas BRs 153, 282 e 480. Os estudos indicam em torno de 850 km de estradas federais a serem concedidas à iniciativa privada em Santa Catarina.

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