Os alugueis continuam em ritmo de alta em Joinville, superando o avanço da cidade no mesmo período no ano passado e se mantendo acima da média dos municípios pesquisados pelo FipeZap. Nesta semana, com a divulgação dos dados de maio, o acumulado no ano chega a 6,36%. No ano passado, o índice de elevação foi de 5,90%, no mesmo período. Há outras comparações que demonstram a alta da locação em Joinville.
Continua depois da publicidade
O índice FipeZap acompanha o mercado de locação de 36 cidades do País por meio dos anúncios de aluguéis de apartamentos divulgados na internet. Portanto, o monitoramento é referente aos novos contratos. Com acumulado acima de 6% no ano, o índice de Joinville supera a média dos municípios pesquisados, de 5,13%, também até maio de 2025.
No acumulado dos últimos 12 meses, a alta em Joinville chega a 18,46%, enquanto a média ficou em 12,03%. Entre as cidades pesquisadas pelo FipeZap, apenas Salvador e Porto Alegre registraram índices maiores nesse período de 12 meses. Mesmo com a alta nos últimos anos, Joinville ocupa posição intermediária no ranking do aluguel por metro quadro: conforme o levantamento, o valor médio do metro quadrado locado na cidade é de R$ 35,40. Fica em 29º lugar no ranking das 36 cidades.
O crescimento da cidade, com participação da migração, tem sido apontado como fator da elevação, com mais demanda do que oferta de imóveis. A população de Joinville avançou 27% desde 2010, chegando a 655 mil moradores. Só Sorocaba, entre as cidades com mais de meio milhão de habitantes em 2010 teve crescimento proporcional maior.
Como deve ficar ponte de 12,4 km sobre o mar na Bahia; obras começam em 2026
Continua depois da publicidade
Quanto já foi feito do projeto da Via Mar na região de Joinville
O que poderá voltar a impactar trânsito em trecho da BR-280
Avenida de Joinville terá plano para redução de riscos de atropelamento de animais silvestres
Empréstimo abre chance de remoção de 70 mil metros cúbicos em rio no Centro de Joinville
Por que cidade de SC quer criar secretaria para portos
Pedido de Joinville de sinal verde para quase R$ 500 milhões fica na fila; pontes estão no pacote

