A implantação das inéditas áreas de escape vai reforçar a segurança, mas a estrada da Serra Dona Francisca continua aguardando a ampliação e reforma. A rodovia entre Joinville e Campo Alegre, substituta de antiga estrada imperial, tem projeto de requalificação de 44 km concluído há mais de três anos à espera de sair do papel. Neste momento, a proposta para a SC-418 está em revisão, com possibilidade de apresentação nos próximos meses, conforme informado em setembro.
Continua depois da publicidade
Confira imagens das obras das áreas de escape
A estrada da Serra Dona Francisca passou pela última grande reforma em 2001, quando foi concluído o asfaltamento de via até então com trechos de paralelepípedos. Houve investimentos em manutenção e sinalização, até com contenção em curvas, mas a ampliação não saiu do papel. No final da década passada, o Ministério Público de Santa Catarina apresentou ação judicial com cobranças de melhorias, em pedidos parcialmente aceitos pela Justiça.
Uma das providências tomadas pelo Estado foi a elaboração de projeto da reforma. Em outra frente, associações empresariais da região lançaram campanha pela reforma da SC-418. Após a conclusão do projeto executivo da reforma, em 2022, o segmento da SC-418 foi dividido em lotes. Em um deles, com 12 km na região de Pirabeiraba, foi licitada a duplicação. As obras não foram autorizadas.
Em 2025, em audiência pública, a comunidade da região defendeu outro modelo de ampliação, mas sem duplicação. O projeto está em revisão neste momento. As áreas de escape em duas curvas, com requalificação de dois quilômetros, são obras do projeto executivo que estão saindo do papel, com previsão de entrega em junho de 2026.
Os dispositivos de desaceleração são importantes, em investimento de R$ 35 milhões, mas a SC-418 continua precisando de mais obras. A estrada é a principal ligação de Joinville com o Planalto Norte e, em perímetro mais próximo, o crescimento turístico de Campo Alegre vai aumentar o movimento. E já se vão mais de duas décadas sem uma nova reforma.
Continua depois da publicidade

































