nsc
    nsc

    Mobilidade

    Estudo para novo plano viário de Joinville mostra rotas de movimentação pela cidade

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    27/10/2020 - 12h24
    Trânsito na Beira-rio, em Joinville, em uma das ligações entre Norte e Sul da cidade
    Trânsito na Beira-rio, em Joinville, em uma das ligações entre Norte e Sul da cidade (Foto: Divulgação)

    O mapeamento dos deslocamentos em Joinville mostra a fragmentação das rotas de movimentos, espalhadas em diferentes sentidos (veja imagem abaixo) e sem concentração no eixo Norte-Sul. A amostra busca identificar como os joinvilenses se movimentam e em qual frequência. O levantamento será uma das ferramentas a serem utilizadas na montagem do novo plano viário de Joinville, a ser concluído em 2021.

    > Elevado no Distrito Industrial de Joinville, se sair, pode trazer economia de 31% de tempo

    > Internações hospitalares por coronavírus voltam a subir em Joinville

    O plano, em elaboração por empresa contratada pela prefeitura, vai trazer as diretrizes para a infraestrutura viária, apontando, por exemplo, quais intervenções devem ser realizadas. Os estudos preliminares sobre o novo plano serão apresentados na próxima semana, em reunião do Conselho da Cidade.

    Linhas no mapa mostram padrão dos deslocamentos de joinvilenses pelo município
    Linhas no mapa mostram padrão dos deslocamentos de joinvilenses pelo município
    (Foto: )

    A organização viária de Joinville tradicionalmente se formou em eixos de ligação entre as regiões Norte e Sul. Publicações do então Ippuj, o antigo instituto de planejamento, incorporado pela Secretaria de Planejamento Urbano, citam o conceito de “espinha de peixe” para definir o modelo. O atual plano viário de Joinville, de 1973, foi apontado como “contraponto”, com proposta de abertura de novas ruas, pontes, entre outras intervenções. Só que pouco foi executado do planejamento feito há quase 50 anos.

    O estudo sobre a movimentação em Joinville, baseado em informações de telefonia, mostra 17,9 milhões de deslocamentos dentro do município e também as viagens de quem entra e sai de Joinville. Os dados são de duas semanas de novembro de 2019 e duas semanas de março de 2020, antes da pandemia. Outros estudos vão complementar o plano. Além das intervenções na estrutura viária, o plano também vai apontar o modelo de linhas do transporte coletivo, por exemplo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas